Classificações antecipadas e polêmicas…

Grupo A: Porto(POR), Dínamo Zagreb(CRO), Paris Saint Germain(FRA), Dínamo Kiev(UCR)


No Grupo A deu a lógica. Com uma rodada de antecedência, Porto e Paris Saint Germain se garantiram na próxima fase da Liga dos Campeões da Europa. Em Kiev, na Ucrânia, o time da casa jogava sua sobrevivência no torneio, mas não foi páreo para o bom time do PSG. Com dois gols do italiano Lavezzi, os franceses fizeram 2 a 0 no Dínamo e foi aos 12 pontos. Um ponto a frente está o clube português, que também venceu sua quinta partida e manteve o outro Dínamo com 0% de aproveitamento. 3 a 0, gols de Lucho González, João Moutinho e Varela. Na última rodada, Porto e PSG se enfrentam e definem o líder da chave.

1 Porto 13
2 PSG 12
3 Dínamo Kiev 4
4 Dínamo Zagreb 0

Grupo B: Arsenal(ING), Montpellier(FRA), Olympiakos(GRE), Schalke 04(ALE)

O Grupo B é outra chave em que os dois classificados já estão definidos. O Olimpiakos, da Grécia, que ainda poderia alcançar uma vaga, foi até a Alemanha e saiu derrotado do confronto diante do Schalke 04. Com um gol solitário de Christian Fucs, os donos da casa venceram e permaneceram na ponta. Na Inglaterra, o Arsenal somou sua vitória à derrota do Olimpiakos para também confirmar sua classificação antecipada. Wilshere e Podolski foram os autores dos gols da vitória dos Gunners por 2 a 0 para cima do Montepellier, da França. Na rodada seis, o Schalke depende das suas próprias forças para se classificar em primeiro.

1 Schalke 11
2 Arsenal 10
3 Olimpiakos 6
4 Montpellier 0

Grupo C: Milan(ITA), Málaga(ESP), Anderlecht(BEL), Zenit(RUS)

Mesmo não vivendo um bom momento no Campeonato Italiano, o Milan parece dar uma amenizada na crise e se deu bem na Liga, conseguindo também se classificar de forma antecipada. E contou com um gol de craque do zagueirão Méxes. A vitória foi de 3 a 1 para cima do Anderlecht, da Bélgica. Mas o que chamou a atenção mesmo foi o segundo gol milanista. Após levantamento na área, Méxes matou no peito e emendou uma linda bicicleta. Golaço. Com os três pontos conquistados, o Milan chegou aos oito pontos, mas ainda segue em segundo. Os espanhóis do Málaga, maior surpresa da competição até aqui, continuam em primeiro, depois do empate diante do Zenit, na Rússia, em 2 a 2.

1 Málaga 11
2 Milan 8
3 Anderlecht 4
Zenit 4

Grupo D: Real Madrid(ESP), Borussia Dortmund(ALE), Ajax(HOL), Manchester City(ING)

No grupo da morte, que morreu antes mesmo da segunda fase do torneio foi o Manchester City. Depois de não conseguir nenhuma vitória sequer nos quatro primeiros jogos da Liga (2 empates e 2 derrotas), os ingleses receberam o amedrontador Real Madrid com a missão de vencer para seguir com chances. Não conseguiu. Depois de sair perdendo, com um gol de Benzema, o City ainda alcançou o empate com Agüero, de pênalti. Mas foi só e não foi o suficiente para impedir a eliminação precoce dos ingleses. Melhor para os madrilenhos, que garantiram a classificação com uma rodada de antecipação. Mesmo assim, o Real dificilmente alcançará a primeira colocação do grupo, que é do Borussia Dortmund, que goleou o Ajax por 4 a 0, comprovou a excelente fase e tem saldo de gols superior.

1 Borussia Dortmund 11
2 Real Madrid 10
3 Ajax 4
4 Manchester City 3

Grupo E: Chelsea(ING), Juventus(ITA), Shaktar Donetsk(UCR), Nordsjaelland(DIN)

E o atual campeão da Liga está muito próximo de ser eliminado ainda na primeira fase. Jogando na Itália, Cech, Oscar, Ramires e cia. não foram páreos para o time da Juventus. Contando com o apoio de mais de 40 mil torcedores, os italianos partiram para cima e não deram chances aos visitantes. Com gols de Quagliarella, do chileno Vidal e de Giovinco, a Juve fez 3 a 0 pra cima do Chelsea e pulou para a segunda posição da chave, deixando os rivais em situação muito delicada. Há três partidas sem vencer, os Blues têm sete pontos e não dependem mais de si. Para avançarem, será necessário vencer o lanterna Nordsjaelland e torcer desesperadamente por um triunfo do Shakhtar pra cima da Juventus. Shakhtar que, por sinal e até surpreendentemente, já está classificado após os 5 a 2 em jogo marcado pelo gol polêmico do brasileiro Luiz Adriano, que desreipeitou o fair play e pode ser punido, tanto pelo clube, como também pela Uefa.

1 Shaktar 11
2 Juventus 10
3 Chelsea 7
4 Nordsjaelland 1

Grupo F: Bayern de Munique(ALE), Valencia(ESP), Lille(FRA), BATE Borisov(BIE)

GLOBOESPORTE.COM
Classificado para as oitavas de final antes mesmo de entrar em campo, o Valencia recebeu o Bayern de Munique em ritmo de festa. Sem a pressão de precisar de um resultado positivo para avançar, o time espanhol relaxou, deixou os alemães dominarem, mas no fim das contas conseguiu um empate em 1 a 1, o que foi bom para a equipe bávara, que também conseguiu garantir-se na próxima fase. Com o resultado, as duas equipes chegaram a dez pontos e não poderão mais ser alcançadas pelo BATE Borisov, que perdeu para o Lille mais cedo e parou nos seis pontos. Os franceses, responsáveis pela classificação do Valencia, chegaram a três pontos. Na última rodada, o Bayern receberá a equipe de Belarus. Já os valencianos visitarão os franceses.

1 Valencia 10
Bayern 10
3 BATE 6
4 Lille 3

Grupo G: Barcelona(ESP), Benfica(POR), Celtic(ESC), Spartak Moscou(RUS)

GLOBOESPORTE.COM
O Barcelona venceu o Spartak por 3 a 0 e garantiu classificação antecipada às Oitavas de final, mas quem continua roubando a cena é Lionel Messi. O craque argentino marcou mais duas vezes e não só ajudou diretamente o clube catalão a ampliar a liderança no Grupo G e eliminar o time russo, como também a se aproximar de recordes individuais. O brasileiro Daniel Alves, com um bonito chute, abriu o marcador. Messi igualou-se ao inglês Vivian Woordward com 25 gols em jogos internacionais num só ano e precisa apenas de mais um contra o Benfica, no próximo jogo, para estabelecer nova marca e acabar com a antiga, de 103 anos de duração. Se o Barcelona fez o que se esperava dele, a segunda vaga segue em aberto. Isso graças ao Benfica, que derrotou o Celtic, por 2 a 1, no Estádio da Luz. Agora, os lusos jogam por dois resultados iguais na última rodada para avançarem de fase. O problema em questão é que o adversário do Benfica será o Barcelona no Camp Nou, enquanto o Celtic receberá o já eliminado Spartak.

1 Barcelona 12
2 Celtic 7
Benfica 7
4 Spartak Moscou 3

Grupo H: Manchester United(ING), Braga(POR), Cluj(ROM), Galatasaray(TUR)
GLOBOESPORTE.COM
Com um time misto, cheio de jovens, o Manchester United não resistiu ao “inferno”. Jogando fora de casa, diante de uma torcida apaixonada, os Diabos Vermelhos perderam para o Galatasaray por 1 a 0. Burak Yilmaz foi o autor do gol do triunfo turco. O resultado, porém, não vai prejudicar o United, que já garantiu a classificação como primeiro lugar da chave, com 12 pontos. Para o Galatasaray, porém, a vitória foi importantíssima. O time se manteve na segunda colocação, chegou a sete pontos e depende apenas de suas forças para avançar às oitavas. O Cluj, da Romênia, venceu o Braga por 3 a 1, em casa, graças a três gols do português Rui Pedro, e é o concorrente pela vaga, já que tem a mesma pontuação que os turcos.

1 Manchester United 12
2 Galatasaray 7
Cluj 7
4 Braga 3

(Fotos: AP/ Reuters/ GettyImages/ EFE)

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário