Bomba! Urgente! Guardiola de saída do Barcelona!!


Por mais surpreendente que se possa parecer, o melhor time do mundo começa a entrar em crise. E o maior sinal disso é a inesperada notícia de que Guardiola está deixando o cargo de treinador da equipe. Nesta sexta-feira, o comandante anunciou em entrevista coletiva em Barcelona que estará saindo do cargo no fim da atual temporada. Na coletiva, ele afirmou que tomou a decisão após a eliminação da Liga dos Campeões essa semana para o Chelsea, e que já havia comunicado a diretoria, mas que optou por não avisar os jogadores até então.

Não é uma situação fácil pra mim. Lamento a incerteza que gerei por conta disso. É um erro que assumo. Mas a exigência como treinador é muito grande. Por isso renovava de ano em ano. Quatro anos é uma eternidade como treinador do Barça. No início de dezembro, comuniquei ao presidente e ao Zubizarreta que minha etapa aqui estava acabando. Mas eu não podia dizer isso aos jogadores, pois o treinador é um dos pilares no vestiário… Desgasta tudo, e tem me desgastado. Esta é a principal razão para a minha saída.”

Pepe Guardiola foi contratado como técnico do Barça em 2007, logo após encerrar a carreira como jogador. A princípio, o ex-volante comandava o time B, sendo promovido ao time principal na temporada 2008/2009. Em pouco menos de 4 anos, os números são impressionantes. Títulos do Mundial de clubes da Fifa em 2009 e 2011, Liga dos Campeões da Europa em 2009 e 2011, Supercopa Europeia em 2009 e 2011, tricampeão espanhol em 2009/10/11 e Copa do Rey em 2009.

Vou com a sensação de dever cumprido. Estou feliz com o que fiz. Quero agradecer aos jogadores, pelo privilégio de trabalhar com eles. É um prazer ter trabalhado com eles. Eu estou indo embora para poder me recuperar. Vou embora com a sensação de dever cumprido, de ter feito o melhor possível. É um grande clube, com muita força. Obrigado a todos, por tudo.”


Para inibir as possíveis especulações com relação ao substituto de Guardiola, a direção do Barcelona agiu rápido e aproveitou para anunciar o novo comandante. Trata-se de Tito Vilanova, até então auxiliar de Guardiola. O que mostra que o trabalho feito até aqui deve seguir, mesmo mudando o nome do treinador.

(Fotos: AFP/ EFE/ Reuters/ GettyImages)

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário