Liderança com toques imperiais…

Carlos A. Ferrari e Wagner Eufrosino
GLOBOESPORTE.COM


Não poderia haver dia melhor para Adriano vestir pela primeira vez a camisa alvinegra. Na rodada em que os adversários mais próximos na classificação tropeçaram, o Corinthians transformou o fim do domingo em festa e se fortaleceu ainda mais na batalha pelo título. Com pouco mais de 12 minutos em campo, o Imperador nem precisou mostrar o que sabe. Foi um primeiro tempo dos sonhos dos corintianos, comparado com o que a equipe apresentou no primeiro turno. Com os velozes Jorge Henrique e Willian abertos pelos lados, os meias corintianos viraram atacantes.

Danilo, como ocorreu diante do Vasco, lembrou um centroavante, principalmente quando acertou de cabeça o travessão de Márcio logo no sétimo minuto jogado. No lance seguinte, aos oito, Leandro Castán subiu livre na área após cobrança de escanteio de Alex e fez o Pacaembu explodir. Na comemoração, correu até o banco para abraçar Adriano. Foi o primeiro gol dele em 2011.

Sem qualquer reação do Dragão, o Corinthians continuou em cima apostando na rapidez ofensiva. Castán quase fez o segundo em um chutão do campo defensivo. A bola tocou no gramado, encobriu Márcio, mas o goleiro se recuperou e se redimiu do que seria uma falha vergonhosa, fazendo um milagre. Com Adriano no banco, Willian despertou, voltou a jogar bem e marcou após 16 rodadas de jejum. Aos 37, ele ganhou a bola da zaga e bateu com estilo, no canto esquerdo, dobrando a vantagem.

O Timão ainda aproveitaria os espaços dados pelo adversário para ampliar. Alex, aos 41, recebeu passe em profundidade na área e, mesmo marcado, chutou forte, de perna direita, que não é a boa, no alto. Impossível Márcio pegar. Era o que faltava para a equipe terminar o primeiro tempo com a vitória nas mãos e sob muitos aplausos da Fiel.

O Corinthians voltou para o segundo tempo com o mesmo ímpeto. A agilidade e a troca rápida de passes atrapalharam toda a marcação goiana. Jorge Henrique, no primeiro minuto, perdeu boa chance de marcar de cabeça. Ofensivamente, o Atlético-GO teve uma discreta melhora com a entrada do meia Vitor Junior na vaga do volante Agenor. A melhor chance veio com Anselmo, em chute forte que Julio Cesar mandou para escanteio. Com o resultado praticamente assegurado, o Timão diminuiu o ritmo e passou a fazer o tempo passar.

A torcida queria mais, porém, todos os olhares tinham um destino: o banco de reservas. Aos 21 minutos, com o jogo já morno, surgiram os primeiros gritos de “É, Adriano!”. Algumas vaias surgiram quando Tite chamou Edenílson para entrar. Ainda entrou o peruano Ramírez em campo. Entranto, logo em seguida, o Pacaembu explodiu como um gol, quando o treinador, enfim, decidiu mandar o Imperador a campo. O treinador ainda ouviu alguns insultos dos torcedores por demorar a efetuar a troca. Ovacionado, Adriano pisou no gramado aos 34 minutos no lugar de Alex.

A mudança evidenciou o que aconteceu ao longo dos últimos treinos. Com pouca movimentação e acima do peso, o Imperador quase não ofereceu perigo atuando preso entre os zagueiros. Por pouco a festa não foi completa: aos 46 minutos, Ramirez avançou com a bola dominada, mas querendo presentear o Imperador, diminuiu o passo e procurou o companheiro. Rolou de lado, quando poderia ter finalizado, esperando o arremate de Adriano, mas ele não alcançou e o zagueiro chegou antes. Mas a Fiel foi embora feliz com a volta à liderança e Adriano com o seu retorno aos campos. Corinthians 3 x 0 Atlético/GO.

O Corinthians volta ao topo depois de quatro rodadas em um momento que o torneio entra em sua reta final. Restando dez partidas para término, o Timão chega aos 51 pontos e abre um de vantagem para o Vasco. De quebra, o Alvinegro afasta definitivamente a instabilidade e recupera o bom futebol de quando disparou, acumulando a quarta partida consecutiva sem derrota. O Timão volta a campo contra o Botafogo, quarta-feira, às 21h50, novamente em casa. Já o Atlético-GO vê o fim de sua série invicta de seis partidas, vai para a 12ª colocação e, na próxima rodada, enfrenta o Avaí, quarta-feira, às 16h, na Ressacada, em Florianópolis.

Se o Corinthians é líder, isso se deve muito ao Internacional. O Colorado recebeu o até então primeiro colocado no Beira-Rio e não se intimidou. Com boa atuação do argentino D’Alessandro, sonoros 3 a 0 e agora o cruzmaltino é o segundo. Outro jogo que chamou a atenção foi o clássico paulista entre Santos e Palmeiras. Ao menos chamaria, pela tradição das duas equipes. Porém, o jogo não primou pela qualidade técnica, até pela fase das duas equipes. Uma, de mal com a tabela e há tempos longe de seu melhor futebol e outra pensando mais no Mundial de Clubes de dezembro, no Japão, do que no Brasileirão própriamente dito. No fim, Borges mais uma vez fez sua parte, e marcou o único gol do jogo. 1 a 0 Peixe.

RODADA 28>Quarta – 05/10/2011
Cruzeiro 3 x 3 São Paulo – Arena do Jacaré/Sete Lagoas(MG)

>Sábado – 08/10/2011
Botafogo 2 x 2 Bahia – São Januário/Rio de Janeiro(RJ)
América/MG 0 x 0 Atlético/MG – Arena do Jacaré/Sete Lagoas(MG)
Coritiba 2 x 0 Grêmio – Couto Pereira/Curitiba(PR)

>Domingo – 02/10/2011
Flamengo 3 x 2 Fluminense – Engenhão/Rio de Janeiro(RJ)
Ceará 1 x 1 Figueirense – Arena do Jacaré/Sete Lagoas(MG)
Corinthians 3 x 0 Atlético/GO – Pacaembu/São Paulo(SP)
Avaí 3 x 0 Atlético/PR – Ressacada/Florianópolis(SC)
Santos 1 x 0 Palmeiras – Vila Belmiro/Santos(SP)
Inter 3 x 0 Vasco – Beira-Rio/Porto Alegre(RS)

CLASSIFICAÇÃO P
1 Corinthians 51
2 Vasco 50
3 São Paulo 47
Flamengo 47
5 Botafogo 46
6 Fluminense 44
7 Inter 43
8 Coritiba 40
Palmeiras 40
10 Grêmio 39
11 Atlético/GO 38
Figueirense 38
Santos 38
14 Bahia 34
15 Ceará 32
16 Cruzeiro 30
17 Atlético/MG 27
Atlético/PR 27
19 Avaí 25
20 América/MG 21

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: