Quarta Sensacional!

Adilson Barros e Julyana Travaglia
GLOBOESPORTE.COM


Sensacional é pouco. Difícil achar um adjetivo para qualificar o que Santos e Flamengo fizeram nesta quarta-feira à noite, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Brasileirão. Um show, um concerto, um espetáculo? É pouco. Foi, enfim, um jogo histórico, que será lembrado por muito tempo. Ninguém tinha dúvidas de que seria um grande jogo, mas acabou saindo melhor, bem melhor mesmo, do que se esperava. Craques dos dois lados, jogadas de efeito e muitos gols.

Bom para o espetáculo, que começou com o Santos como protagonista. Tocando fácil, de primeira, Ganso, Elano e Ibson se achavam em campo. E todos encontravam Borges. Elano, principalmente. Num lançamento primoroso, logo nos movimentos iniciais da partida, o meia largou o camisa 9 na cara de Felipe. Com extrema tranquilidade, o parceiro de Neymar deu um leve toque, o suficiente para tirar a bola do alcance do goleiro rubro-negro, aos 4 minutos de jogo. O Fla até tinha a bola e explorava bem o lado esquerdo da defesa alvinegra, com Luiz Antônio aproveitando-se dos espaços às costas de Léo. Mas o Peixe era mais incisivo. Borges ampliou aos 16, completando jogada individual de Neymar, que, dividiu com Felipe, tentou a bicicleta, furou e, deitado no chão, conseguiu acertar o passe para o companheiro.

O time rubro-negro parecia entregue. E Neymar, inspirado. A goleada estava desenhada e com um toque de gênio. Aos 26, o craque santista arrancou da esquerda para o meio, jogou para Borges, que escorou e devolveu. Num drible improvável, o camisa 11 passou por Welinton, Angelim e ficou na frente de Felipe. O toque final foi leve, por baixo do goleiro. A Vila Belmiro aplaudiu de pé. Um gol espetacular, Sensacional!

(Foto: Santosfc.com.br)


A festa alvinegra estava armada. Cabia muito mais. Aliás, houve muito mais. Só que, agora, por parte do Flamengo. O jogo mudou de lado. O Rubro-Negro não se intimidou com a vantagem adversária e continuou indo para cima. Marcou dois gols rápidos, com Ronaldinho e Thiago Neves, aos 28 e aos 31, e pressionou o Santos, que apresentava muitas falhas defensivas.

Foi aí que apareceu o vilão da noite. Neymar, endiabrado, invadiu a área pela esquerda e caiu. O árbitro marcou empurrão de Willians. Pênalti. Borges pegou a bola para bater, mas Elano assumiu a bronca. Queria se redimir do vexame da Copa América, quando, na decisão por penalidades nas quartas de final, contra o Paraguai, ele mandou uma bola na estratosfera, muito acima da meta. Em momentos difíceis, abusar não costuma ser prudente. Uma cavadinha displicente. A bola, leve, tranquila, morreu nos braços de Felipe, que ainda teve tempo de ‘descontar’ a ousadia do santista ao fazer embaixadinhas antes de repor a bola em jogo.

A Vila caiu em vaias na cabeça de Elano, que chegou a fazer sinais para os alvinegros descontentes. Para piorar a situação do meia santista, aos 43, Deivid, escorando cobrança de escanteio, empatou a partida. O Flamengo estava vivo; o Santos, adormecido.

O segundo tempo foi tão eletrizante quanto o primeiro. O Fla foi melhor, teve mais a bola. Chegou, inclusive, a encurrralar o Peixe. O sistema defensivo santista falhava na marcação. Ronaldinho e Thiago Neves tinham muito espaço para trocar passes. Os alvinegros, mal posicionados, corriam atrás. Neymar, porém, fazia a diferença. Puxando contra-ataques, ele tirou o Peixe do sufoco logo após o início do segundo tempo, mais precisamente no quinto minuto, arrancando pela esquerda e dando um toque inspirado para matar Felipe.

Mas Neymar não era o único protagonista do jogaço. Ronaldinho Gaúcho mostrou que o craque pensa à frente, surpreende, improvisa. Aos 22, o próprio meia flamenguista fez linda jogada na intermediária, driblando uma série de adversários, mas acabou derrubado. Falta na entrada da área, pelo lado direito. Rafael armou a barreira e se posicionou no lado direito. Todos esperavam a batida por cima da barreira. Esperto, o camisa 10 tocou rasteiro. A bola passou por baixo e enganou o goleiro santista.

A Vila Belmiro não respirava. Privilegiadas, as quase 13 mil testemunhas do jogo do ano no Brasil não desgrudavam os olhos do gramado. Qualquer piscada e se perderia um drible de Neymar, um toque refinado de Ronaldinho. Neymar driblava, chutava, só sofria mesmo com a marcação de Willians. O jeito era fazer a bola não chegar ao astro santista. Foi isso o que o Flamengo fez quando roubou a bola no meio de campo – num erro de Ganso. Um contra-ataque mortal, com Ronaldinho arrancando pela esquerda, invadindo a área, recebendo, tirando do alcance de Rafael e definindo o incrível placar final. Santos 4 x 5 Flamengo.

Com a vitória, o Rubro-Negro volta a encostar na ponta da tabela e agora está a apenas quatro pontos do líder Corinthians. O próximo compromisso dos cariocas é no próximo sábado, diante do Grêmio, no Engenhão. Já pro Santos, a coisa não anda fácil. O Peixe tem o mesmo número de pontos do Bahia, o primeiro da zona de rebaixamento, com 11 potnos ganhos. Porém, os baianos jogam nessa quinta contra o Vasco. Com um empate nesse jogo, o Santos entra na zona de degola. O próximo compromisso santista é na Arena da Baixada, frente ao Atlético/PR, no domingo.

O outro jogasso da quarta-feira foi no Couto Pereira, em Curitiba. Lá, o São Paulo justificou sua fama de visitante indigesto no Campeonato Brasileiro. Depois de ser dominado pelo Coritiba nos primeiros 15 minutos, o time ganhou um gol de presente e, com muita facilidade, fez 4 a 0 no marcador. Mas o Coxa, guerreiro e apoiado por sua torcida, mostrou um espírito incrível de reação, diminuiu a vantagem para 4 a 3 e, por muito pouco, não conseguiu o inacreditável empate.

Foi a primeira vitória de Adilson Batista no comando do Tricolor e a quinta da equipe em sete partidas disputadas longe do Morumbi no Brasileirão. Com o triunfo, a equipe do Morumbi, que segue na vice-liderança na tabela, chegou aos 25 pontos e diminuiu para três a desvantagem para o rival de Parque São Jorge. Já o Coritiba, que sofreu sua segunda derrota em casa, segue na faixa intermediária, com 14 pontos. Os dois times voltarão a campo no próximo fim de semana. O Coritiba buscará a reabilitação diante do América-MG, domingo, em Sete Lagoas (MG). No mesmo dia, o São Paulo receberá a visita do Vasco no estádio do Morumbi.

Além dos dois jogos Sensacionais, teve mais jogos na rodada 12 do campeonato nacional. Surpreendentemente, o Cruzeiro, depois de bater e acabar com a invencibilidade do Corinthians no Pacaembu, caiu frente ao Atlético/GO. 2 a 0, no Serra Dourada, em Goiânia. O Botafogo voltou a vencer no Rio de Janeiro. 2 a 1 para cima do vice-lanterna Avaí. Com um gol do estreante André, ex-Santos, o Atlético/MG bateu o Fluminense, em Ipatinga. E o outro paulista a jogar na rodada também venceu. De maneira infinitamente mais modesta e sem encantar, mais conseguiu os mesmos três pontos. Com gol rebatido do zagueiro Maurício Ramos, o Palmeiras superou o Figueirense pela vantagem mínima. Com a vitória, o Verdão segue no G4.

RODADA 12
>Quinta – 14/07/2011
Corinthians 1 x 3 Internacional – Pacaembu/São Paulo(SP)

>Quarta – 27/07/2011
Santos 4 x 5 Flamengo – Vila Belmiro/Santos(SP)
Atlético/MG 1 x 0 Fluminense – Ipatingão/Ipatinga(MG)
Coritiba 3 x 4 São Paulo – Couto Pereira/Curitiba(PR)
Botafogo 2 x 1 Avaí – Engenhão/Rio de Janeiro(RJ)
Grêmio 1 x 1 América/MG – Olímpico/Porto Alegre(RS)
Atlético/GO 2 x 0 Cruzeiro – Serra Dourada/Goiânia(GO)
Figueirense 0 x 1 Palmeiras – Orlando Scarpelli/Florianópolis(SC)

>Quinta – 28/10/2011
Vasco x Bahia – São Januário/Rio de Janeiro(RJ)
Ceará x Atlético/PR – Presidente Vargas/Ceará(CE)

CLASSIFICAÇÃO P
1 Corinthians 28
2 São Paulo 25
3 Flamengo 24
4 Palmeiras 22
5 Vasco 20
6 Botafogo 19
7 Cruzeiro 18
Inter 18
9 Figueirense 16
10 Ceará 15
Fluminense 15
12 Coritiba 14
Atlético/MG 14
14 Grêmio 13
15 Atlético/GO 12
16 Santos 11
Bahia 11
18 América/MG 8
19 Avaí 7
20 Atlético/PR 5

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário